sábado, 28 de abril de 2018

Caldeirão Grande relembrando pessoas II


ALTAMIRANDA MAIA

Altamiranda Maia, natural de Campo Formoso, nasceu em junho de 1915, filho de João Batista de Souza e de Mariquinha Pereira Maia. No ano de 1930, sua família mudou-se para Caldeirão grande; estabeleceram-se na Fazenda Caldeirãozinho, região de Ponto Novo, cujas terras, compradas a Pedro Dias Bezerra (Seu Piroca), tornando-se grandes amigos.

Muito cedo, dedicou-se à agricultura, à criação de gado e comércio. Iniciou sua vida pública, tornando-se um cidadão político, experiente e de grande popularidade.

Casou-se com Dona Argemira Maia e viveram nesse município, onde nasceram seus dez filhos, desenvolveram-se e trabalharam ao lado de seus pais. Eles são: Artesino, Florilan, Nelson, Idelson, Fidelsino, Manoel Maia, Altamirando Filho, Rosanete, Elzenita e Iracema. A sua atuação e confiança junto aos municípios o tornou-o vereador em quatro gestões. Destacou-se também, pela liderança no processo de emancipação de Caldeirão Grande.

Foi eleito o segundo prefeito, atuando no período de 1967 a 1970.

Inicialmente, comprou o prédio da Prefeitura a Cândido Guirra. Preocupado com a segurança do município, ampliou a guarda, nomeando Escrivão de Policia o Sr. Ademir Ferreira e carcereiro, o Sr. Ezequiel Ferreira da Silva.

Adquiriu um carro-caçamba e trator de esteira. Entre várias realizações do seu governo, a mais importante foi conseguir iniciar a eletrificação, trazendo os fios de alta tensão, até a entrada da cidade.

Seu filho Nelson Maia, a exemplo do seu pai, sempre soube conservar a dignidade de cidadão e de homem público. Natural e residente de Ponto Novo, com a sua esposa, Floripes Maria de Azevedo Maia e filhos. Foi Juiz de Paz, durante nove anos. Em 1966, foi eleito vereador; em 1977, foi vice-prefeito e de 1983 a 1988, foi o sexto prefeito do município de Caldeirão Grande.

E com a emancipação política de Ponto Novo, foi eleito o primeiro prefeito desse município, no período de 1990 a 1993. MEMÓRIAS/Marinalva Bezerra Santana



Nenhum comentário:

Postar um comentário